Cabos para servomotores e encoders – Controle de movimento

Atualmente a grande maioria de equipamentos móveis já conta com um sistema de controle de movimento (motion control) baseado em servomotores e mecanismos de sinalização de posicionamento (encoders, tachofeedback, resolvers, etc). Desde aplicações simples como portões automatizados até os centro de usinagem mais sofisticados utilizam sistemas servo controlados. Neste ponto entra o cabo de servomotor encoder.
Muitas vezes estes motores e sensores estão em posição onde há movimento exigindo cabos extraflexíveis e com para em poliuretano ou TPE. Quase a totalidade de modelos desta linha conta com uma ou mais blindagens para proteger os sinais e evitar que gerem interferência em outros sistemas.
A Eurocabos possui estoque compatível com servos de diversos fabricantes tais como Siemens, SEW, ABB, Rockwell, Kollmorgen, Fanuc, Schneider entre outros. Podemos fornecer os mesmos já com conectores. Maiores informações em nossa página de chicotes industriais.

Nesta linha cabo servomotor e encoder nossos principais parceiros são a Nexans/Itália e Leoni/Alemanha.

Busque aqui o produto em nosso site:

Tipos de cabos para servomotor e feedback

No rastro desta evolução a indústria desenvolveu toda uma linha de cabos para atender estas necessidades.

São duas as famílias de cabos nestes tipos de aplicação:

  • Cabos de potência – cabos com 4 condutores de alimentação, sendo 3 fases e 1 terra verde/amarelo mais blindagem sobre o conjunto. Pode ser com condutores flexíveis para instalações fixas ou extraflexíveis para aplicações móveis. Existem versões com um par adicional de freio, com dois pares sendo um para freio e outro para sensor do motor e ainda versões com um par de comunicação bus para diversas funções. A isolação é de 1000 volts em HEPR, TPE ou poliolefina. Estes condutores além dos números de identificação podem contar a letra indicativa da fase.
  • Cabos de feedback – Existem dezenas de modelos de cabos de sinal para retorno de informações sobre a posição do motor e outras devido à diversidade de encoders, resolvers, tachofeedbaks, etc. Contam com pares de dados e eventualmente alimentação de baixa voltagem. São quase sempre blindados por pares e coletivamente e são próprios para uso móvel.
Cabos para servomotores e encoder/resolver perfil
Menu