Cabos para uso móvel

O que são cabos móveis ou cabos para uso móvel?

Os cabos para uso móvel ou cabos móveis têm condutores formados por fios finos de cobre atendendo a classe 5 ou 6 que podem flexionados ou torcidos milhões de vezes, dependendo da aplicação, sem quebrar e perder suas propriedades de transmissão de energia ou dados.

Dado a quantidade enorme de diferentes aplicações móveis os fabricantes desenvolveram diversas construções de cabos com diferentes materiais isolantes e tipos de blindagem para atender as mais comuns como:

  • Esteiras porta cabos (drag chains) ou lagartas
  • Robôs industriais
  • Pontes rolantes
  • Enroladores
  • Cestos
  • Torres eólicas

Nossa linha de cabos para uso móvel é composta principalmente de produtos Nexans/Itália, Baude/Alemanha, LEONI/Alemanha e Prysmian/Alemanha.

Busque aqui o produto em nosso site:

Esteiras porta cabos

Uma das aplicações mais exigentes para um cabo elétrico é uma esteira porta cabo (drag chain em inglês) ou lagarta. Neste tipo de aplicação cabos de potência, servo, controle e de dados ficam dispostos paralelamente e se flexionam junto com o movimento da esteira.em alguns casos com velocidade e frequência bastante altos. Os cabos são colocados na esteira e muito frequentemente sofrem a ação de óleos de corte, lubrificantes e graxas. Em casos mais raros as esteiras são metálicas exigindo uma resistência ao atrito bem maior.

Robôs industriais

Cabos para aplicações em braços de robôs industriais consistem em conseguir lidar com flexões e torções ao mesmo tempo. Mesmo assim devem durar alguns milhões de ciclos para que seja economicamente viável.

Pontes rolantes (festoon)

As pontes rolantes são equipamento muito comuns na indústria pois conseguem movimentar cargas pesadas na área em que estão instaladas com extrema facilidade.

Para que as pontes rolantes funcionem sem falhas é essencial que os cabos utilizados nas cortinas de cabos sejam construídos para esta finalidade. Os cabos para ponte rolante podem ser redondos ou chatos.

Os cabos chatos têm a vantagem de ter os condutores em paralelo e deste modo conseguem que os raios de curvatura dos movimentos sejam várias vezes o diâmetro do condutor singelo aumentando a durabilidade.

Enroladores

Muito usados em equipamentos portuários, mineração e aeroportos estes cabos devem suportar tração além da flexão pois serão puxados pelo tambor enrolador ou desenrolador. Possuem em geral tranças de reforço em kevlar ou aramida para que suportem tração durante toda sua vida útil.

Cestos

Os cabos para cestos são geralmente de borracha EPR e NEOPRENE e aplicados em movimentos verticais. O cabo ao descer é acomodado naturalmente num cesto (basket) ficando assim enrolado dentro do mesmo e é desenrolado no movimento de subida.

Torres eólicas

As aplicações em torres eólicas consistem nos poucos casos de movimento limitado apenas à torção. Apesar de um movimento não tão exigente como as esteiras estes tipos de cabos demandam um projeto totalmente diferente dos demais cabos móveis. Na maioria dos casos onde há torção o momento de flexão também está presente como explicamos nos cabos robóticos abaixo.

Onde são usados cabos móveis?

São utilizados em plantas industriais, em qualquer aplicação onde algo está se movendo: em partes de máquinas móveis ou células de trabalho em linhas de produção, esteiras porta cabos, robôs industriais, turbinas eólicas e plataformas de petróleo, em veículos e motores, em guindastes e veículos comerciais e também em aplicações onde ocorrem vibrações na indústria metroviária como principal exemplo.

Menu